Clubes brasileiros Mundial

Clubes brasileiros podem disputar novo Mundial da Fifa sem título da Libertadores, diz blog


O novo Mundial de Clubes, que será disputado a partir de 2021 com 24 equipes, pode render aos clubes brasileiros uma vaga na competição mesmo sem a conquista da Libertadores da América. Isso porque segundo o blog do jornalista Marcel Rizzo, campeões da Copa Sul-Americana podem ganhar duas vagas na competição global com a classificação podendo ser definida através de um torneio curto entre os quatro últimos vencedores da ‘Sula’.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

A publicação destaca também que a Conmebol, Confederação Sul-Americana de Futebol, ainda estuda como será feita a indicação dos seis representantes do continente para primeira edição do novo mundial. Vale destacar, porém, que durante um evento realizado no Rio de Janeiro na última semana, o presidente da entidade, Alejandro Dominguez, garantiu que que quatro das seis vagas devem ficar com os times que conquistaram a Libertadores de 2017 a 2020 – se isso acontecer, de fato, Grêmio e River Plate, os dois últimos vencedores da competição, já estariam classificados.

Ainda restariam outras duas vagas para serem definidas, e de acordo com a publicação elas “tem boas chances de ficar com vencedores da Copa Sul-Americana”. Como o novo Mundial passará a ser disputado a cada quatro anos, seriam então quatro os campeões da Sul-Americana nesse período, por isso a ideia da Conmebol é realizar um torneio entre esses clubes vencedores para definir os dois últimos classificados para a disputa do Mundial – esse torneio seria realizado no início de cada ano que terá a competição global, ou seja, 2021, 2025 e etc.

Caso esse formato seja aprovado, Independiente (ARG) e Athletico Paranaense, campeões da Sul-Americana em 2017 e 2018, respectivamente, já estariam classificados para a disputa desse torneio. O campeão deste ano e de 2020 também entraria na disputa, que pode colocar mais clubes brasileiros com chances de disputar o Mundial.

Na Sul-Americana deste ano, Corinthians, Fluminense e Botafogo são os brasileiros que seguem na disputa da competição – lembrando que Santos, Chapecoense e Bahia já foram eliminados na primeira fase. Assim, se um deles conquistar a ‘Sula’ nesta temporada, também estaria classificado para o torneio organizado pela Conmebol que pode render uma vaga no novo Mundial.

Vale lembrar ainda que, Atlético-MG e Grêmio podem entrar na disputa da Sul-Americana deste ano se não conseguirem a classificação para o mata-mata da Libertadores e forem os melhores terceiros colocados da fase de Grupos da principal competição sul-americana.

LEIA MAIS:
Presidente da Fifa fala sobre racismo no futebol e garante europeus no Mundial: “No final, todos vão participar”





Source link

Mais Lidos

To Top