FUTEBOL

‘Preconceito no futebol é velado’

Roger Machado/ Bahia


Crédito: Felipe Oliveira/ EC Bahia

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

O técnico do Bahia, Roger Machado, 44 anos, é uma exceção e vem quebrando tabu no futebol brasileiro. O ex- lateral é um dos poucos negros a comandar uma equipe e é o único entre os que disputam o Campeonato Brasileiro Série A.

Na última terça-feira (11), em uma entrevista a Rádio Grenal, no programa ‘Futebol Alegria do Povo’, o treinador falou da importância da resistência e lamentou o preconceito que ainda existe no país.

“O preconceito no Brasil sempre existiu, mas um preconceito velado, que ninguém tinha coragem de se pronunciar. Felizmente hoje, a gente discuti. Esse assunto só vai ser encerrado quando falarmos dele. Eu entendo que essa minha posição é uma posição de protesto e de resistência. Justamente por ser o único negro (como técnico na Série A)”.

Roger Machado também falou sobre o preconceito extra-campo, relacionado a cargos administrativos e de gestão nos clubes. E chama pra si, a função de encabeçar a luta para abrir espaço e criar oportunidades para outros.

”A gente tem que refletir porque estes ex- atletas negros não tem espaço em ambientes de gestão administrativa e técnica. Um futebol que dentro de campo abriu as portas para um grande número de desportistas negros, que foram destaques no Brasil e no Mundo, é porque há assim um preconceito do ex-atleta ou do negro. Por se entender que as capacidades dos atletas se restringem apenas a performance dentro do campo. Essa minha posição é de resistência e protesto. Sinto responsabilidade de seguir nesse nível e para e deixar a porta aberta para que outros possam entrar”.

O técnico gaúcho que desde abril está no comando do Bahia, explicou que a escolha pelo clube aconteceu em virtude do segmento social adotado por eles. Inegavelmente, hoje uma referência na luta contra o preconceito e inclusão torcedores.

Na noite desta quarta-feira (11), o Bahia visita o Internacional, às 21h30 (horário de Brasília), no estádio Beira Rio. Assim sendo, a partida é válida pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.

LEIA MAIS:

Bahia terá mudanças contra o Internacional; veja a provável escalação



Source link

Mais Lidos

To Top